terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bater palmas na igreja?

Para responder a esta pergunta precisaríamos conhecer todas as razões que levam as pessoas a bater palmas num culto de adoração. Isso é impossível, mas podemos destacar, de forma geral, pelo menos dois tipos de palmas que acontecem na igreja.

Primeiro vamos falar daquela palma que acompanha o ritmo da música. É claro que, como tudo na vida, este acompanhamento musical vindo da parte do adorador, pode ficar exageradamente extravagante e prejudicial. Mas por outro lado, o louvor quadrado, formal e frio, é tão extremadamente prejudicial.

É muito importante que o adorador se envolva no louvor, com todo o ser, inclusive, com o corpo. Pois cremos que somos um ser indivisível, que é constituído física, mental e espiritualmente, certo? Então, o corpo faz parte do ser, certo? Se não o fizesse não poderíamos usar a boca pra louvar, porque ela faz parte do corpo. Então veja, que é necessário equilíbrio. E com equilíbrio, é obvio que o louvor acompanhado das palmas alcança muito melhor o seu objetivo de envolver a todos. Nesse equilíbrio, precisamos lembrar que o ritmo nunca deve ser mais enfatizado do que a letra e a mensagem da música.

Onde a mensagem é valorizada, os crentes desejarão eliminar qualquer ruído que os impeça de se concentrar na Palavra de Deus. Nas Escrituras, até os elementos da Natureza são chamados a bater palmas (Isaías 55:12; Salmo 98:8 e 9). E a própria Bíblia nos recomenda a cantar a Deus com palmas: “Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria. Pois o SENHOR Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!” - Salmo 47:1-2.

Agora, existem também aplausos, que se faz a alguém. Nesse caso, também há o risco de haver o desequilíbrio. E o desequilíbrio se dá no exagero, na falta de etiqueta, na descompostura e na exaltação do ser humano acima de Deus. Pode ser que um público bata palmas para um cantor, um pastor, ou qualquer outro ministro, simplesmente “dizendo”, com suas palmas, o seguinte: “Louvado seja Deus, irmão, pelo seu talento! Parabéns por deixar Deus usar a você. Estamos agradecidos por enlevar-nos com seu ministério. Continue se dedicando ao Senhor, que nós continuaremos a lhe apoiar”. Tal aplauso seria um tipo de um “grande ‘amém’”. Ou, pode ser que, enquanto estiverem batendo palmas para um ministro, os adoradores estejam idolatrando-o e esquecendo-se de Deus. Isso é muito subjetivo e difícil de julgar. Mas o povo precisa ser educado quanto a isto.

O diálogo é sempre melhor do que a inibição. Dentro do equilíbrio, os aplausos de um público para uma pessoa também são bíblicos. II Reis 11:12 diz que as pessoas “aplaudiram” durante as cerimônias de coroação do rei Joás.

Existem aqueles que se escandalizam com as palmas rítmicas ou os aplausos dentro da igreja.

Eles alegam:

a)Que existem poucas passagens que falem sobre o “bater palmas”;

b) Desordem no culto;

c) Exaltação do ser humano acima de Deus, o que desonra o Senhor.

Quanto ao primeiro item, os críticos precisam levar em consideração, que, embora haja poucas passagens que falem sobre bater palmas, não existe uma única passagem bíblica sequer que condene o ato de bater palmas. Isto deixa a crítica em pior situação do que a prática. Quanto aos dois últimos argumentos, podemos claramente perceber que eles se referem muito mais ao desequilíbrio do que a uma prática equilibrada e sadia. No entanto, embora devamos respeitar a esses críticos como pessoas, devemos dialogar e crescer no entendimento de um louvor mais amplo.

Assim como outros elementos de expressão, como a linguagem falada e a música, bater palmas é também uma questão cultural. A igreja deve usar as melhores formas de expressão existentes em sua cultura que levem a maioria a adorar. Se a maior parte dos membros louva, adora, reconhece e interage melhor com as palmas, que as palmas sejam usadas com equilíbrio, para a honra e glória de Deus. Que o povo seja educado a compreender tudo o que isso envolve.

Em muitos lugares do mundo nossa igreja tem esse costume. Mas, por outro lado, se a maioria das pessoas ainda não consegue se sentir bem com a presença das palmas no serviço de adoração, não compensa usar ali um elemento que não edificará os crentes. Nem tudo o que é lícito é conveniente (1Coríntios 6:12; 10:23), pois o objetivo de uma reunião de crentes é adorar, e não escandalizar. Todavia não podemos olvidar o fato de que muitas de nossas igrejas perdem muito, por não conseguirem alcançar, viver e praticar esse equilíbrio necessário no louvor. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa [batam palmas ou deixem de bater], façam tudo para a glória de Deus” – 1Coríntios 10:31.


Pr. Valdeci Jr.

Crentes em Lugares Errados

Texto: Salmo 1:1
A – O primeiro verso do primeiro Salmo da Bíblia é um conselho de Deus a todos os que querem viver a seu lado. É também uma bem-aventurança a todos os que querem realmente ter uma vida feliz.

1 – Diz o salmista: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
2 – Os crentes não poderão andar na contramão da vida, vivendo ao lado dos ímpios. Assim como não pode haver ligação entre a luz e a escuridão, é impossível haver comunhão entre os filhos de Deus e os filhos das trevas.

B – Há muitos crentes que estão vivendo em lugares errados.

1 – As Escrituras mencionam, para o nosso exemplo, a história de crentes que viveram em lugares errados e, como conseqüência, se deram mal. Vamos a alguns exemplos:

I – ABRAÃO NO EGITO E NA TERRA PROMETIDA.

A – Gênesis 12: 10- 20

1 – O pai dos crentes e homem de fé meteu-se numa grande encrenca porque quis andar na contramão.
2 – Abraão foi parar no Egito por causa da fome, provocada pela seca que assolava a região onde vivia. Como um ser humano, tinha as suas necessidades e debilidades humanas.
a) Teve medo do que deveria acontecer a ele e a sua mulher, Sarai. Por causa disto, resolveu contar uma meia-verdade, dizendo que Sarai era sua irmã. Uma meia-verdade pode ser uma grande mentira. Sarai era a sua irmã por parte de pai, mas era também a sua esposa.
b) No Egito, Abraão tinha de tudo do bem e do melhor, ficando rico, vindo a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e camelos à custa de uma mentira.
(1) A mentira, porém, tem as suas consequências: vieram as grandes pragas por causa de Sarai mulher de Abraão, que se tornou mulher de faraó.
3 – Todo o problema foi criado porque Abraão entrou no Egito pela contramão.

II – DAVI NO EIRADO DA CASA REAL, E NÃO NA BATALHA.

A – II Samuel 11:2 – “Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era mui formosa”.

1 – Davi era um crente que estava em um lugar errado.
2 – Todo o seu exército estava em guerra, mas ele preferiu ficar em palácio. Foi aí que tudo começou: se ele como um grande guerreiro tivesse ido para a batalha, não teria pecado.
a) Há um ditado que diz: “Mente desocupada é oficina de Satanás”.
3 – Davi, andando na contramão, fez tudo o que um crente não pode fazer.

a) Pagou uma multa muito cara como consequência de sua transgressão.
b) Embora perdoado por Deus, nunca mais foi o mesmo homem. Dizia sempre: “O meu pecado está sempre diante de mim”.
(1) Todo pecado tem o seu preço.
(2) Dando um mau exemplo, problemas e rebeliões surgiram no do seu próprio lar.

B – Davi foi um crente que, infelizmente, esteve em lugares errados andando na contramão da vida.

III – JONAS NO NAVIO PARA TARSIS, E NÃO EM NÍNIVE.

A – O lugar de Jonas deveria ser a cidade de Nínive.

1 – A ordem de Deus a Jonas: “Dispõe-te, vai a grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”.

a) Jonas, na contramão, pegou um barco e foi em outra direção – a Társis.

2 – Naquele barco, Jonas era um crente em um lugar errado.
3 – Os marinheiros fizeram – lhe várias perguntas:

a) Que ocupação é a tua?
b) Donde vens?
c) Qual a tua terra?
d) E de que povo és tu?

3 – Por andar na contramão, Jonas teve que pagar uma multa muito cara: foi parar no ventre de um grande peixe.
4 – Quão bom que o milagre aconteceu! Jonas foi para o lugar certo, onde deveria estar – a cidade de Nínive. Ele pregou a mensagem, fazendo agora a vontade de Deus.

IV – PEDRO PERTO DA FOGUEIRA DO INIMIGO, E LONGE DE JESUS.

A – Lucas 22: 54-59 - “... Pedro seguia de longe. E, quando acenderam fogo no meio do pátio e junto se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço. Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou. E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele porque também é galileu”.

1 – Que mau exemplo foi o de Pedro!

a) Estava na roda dos escarnecedores.

Aplicação homilética: Quantos hoje seguem o mau exemplo de Pedro.

(1) Quantos hoje gostam de ficar na roda de jogo.
(2) Quantos gostam de ficar em um lugar ouvindo piadas picantes e imorais.

Ilustração: Uma anedota picante. Estava certo pastor numa roda conversando com alguns amigos. Um deles quis contar anedota imoral. Disse:
– “Não existe nenhuma mulher aqui por perto. Então, vou contar essa piada...”
– “Não existe nenhuma mulher” – respondeu o pastor – “mas existe um homem. Por favor, não conte em respeito a minha pessoa”.

CONTUDO...

A – O salmo do nosso texto diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto faz será bem-sucedido”.

B – As experiências negativas de Abraão no Egito, de Jonas indo na contramão para Társis, de Davi sem ter o que fazer no eirado do palácio, de Pedro ao redor de incrédulos aquecendo-se numa fogueira deve servir de exemplo e de estímulos para agirmos ao contrário, vivendo sempre ao lado de Deus.

1 – Não obstante, mesmo que você esteja agora num lugar errado, Deus o ama e quer lhe tirar do fundo do poço em que se meteu. Deus é misericordioso.

a) O Deus que teve misericórdia de Abraão, de Davi, de Jonas e de Pedro entende os seus problemas e desvios da vida. Ele quer lhe perdoar.
Ilustração: Perdoado pelo DETRAN.
Aconteceu na minha família. O meu neto, quando criança, meteu no nariz uma bolinha de gude, essas bolinhas de vidro que as crianças gostam de brincar. Ele estava morrendo sufocado sem poder respirar bem. Necessitava urgente de cuidados médicos. O seu pai, com medo do que poderia acontecer, colocou-o no automóvel e correu para o hospital mais próximo. Atravessou todas as avenidas em velocidade. Perto de sua casa há uma avenida com barreira eletrônica. Ele passou por ela velozmente, tentando salvar o seu filho, que foi socorrido a tempo e não morreu. Um mês depois chegou a multa do DETRAN. Além de pagar a infração, iria perder muitos pontos na carteira de motorista. Ele fez uma carta ao Órgão, explicando tudo o que havia acontecido. Não negou que havia cometido uma infração gravíssima, mas apresentou todos os documentos hospitalares e médicos, pedindo clemência. Aguardou a resposta. Um dia recebeu uma carta do DETRAN que lhe dizia em poucas palavras: “Você foi perdoado!” Eu o vi pulando de alegria e dizendo: “Eu fui perdoado! Eu fui perdoado!”...

b) Mesmo andando em lugares errados, Deus, em sua infinita bondade, está disposto a nos perdoar, quando nos voltamos para Ele e pedimos perdão por nossas culpas.
c) Se você é um crente e tem andado por lugares errados, peça perdão a Deus. Ele vai lhe perdoar.

PEÇA: Senhor Deus e nosso Pai amado, acabamos de LER os Teus conselhos. Agora Te pedimos que nos ajude a nunca andarmos na contramão da vida. Que sempre estejamos no lugar certo, onde Tu queres que vivamos, a fim de que possamos morar contigo um dia no lar dos remidos. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém!


Pr. Emmanuel de Jesus Saraiva