quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Compromisso com a Fidelidade

Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. 2 Tim 2:13

...Uma mulher que a chamarei nesse relato de Maria. Aparentemente não possuía problemas por distribuir sorrisos na igreja em que freqüentava.

Ao visitá-la, constatei que morava num humilde lar e que o ambiente estava escuro. Ela se desculpou por não possuir dinheiro suficiente para colocar um poste de luz em sua casa.

De repente a Maria veio da cozinha com dois pedaços de bolo. Um para mim e o outro para a minha esposa. Ela comprara na padaria apenas para as visitas. Comi o bolo emocionado pois nunca tinha presenciado uma recepção tão fidalga de alguém que ainda não me conhecia. O desprendimento era um gesto de amor para a família ministerial.

Em seguida, me contou que naquela semana o seu Neto havia-lhe pedido Pão Doce. Com tristeza no coração disse ao menino que não tinha nada para dar-lhe mas que Deus haveria de providenciar. Foi tentada a pegar em seu criado-mudo o dinheiro separado para o dízimo mas não o fez pois a sua consciência apontava a importância de ser Fiel a Deus.

Dobrou os joelhos e resolveu confiar em Deus pedindo-lhe que solucionasse o problema. Após a oração, um homem desconhecido bateu em sua porta dizendo: - Eu sou padeiro e as vendas de hoje não foram boas. Tenho excessos de pães doces e não posso vendê-los de um dia para o outro. Ao passar em frente da sua casa, algo me disse que deveria deixá-los para você.

Logo, percebeu que era a resposta de Deus as suas orações.

Agradeceu a Deus mas uma voz lhe dizia: - Repartas com outra pessoa.

Antes de dar ao neto o tão desejado pão doce, uma vizinha contou-lhe que o seu esposo estava doente e teve desejo de comer pães doce mas não podia comprá-los por estar desempregado.

A Maria disse: - Não se preocupe. Eu dividirei os pães que ganhei com você.

Naquele dia a fidelidade e confiança da Maria redundaram em bênção a sua família e aos seus amigos.
Deus não abandona seus filhos. Ele almeja que todos confiem em seu poder e reconheçam que dEle procede toda boa dádiva.

Seu convite é: “Tornai para Mim e Eu tornarei para vós.” Mat. 3:7

Deus não criou Céu e Terra???

“No princípio, Deus criou os Céus e a Terra” seria uma afirmação incorreta de acordo com o estudo de uma pesquisadora holandesa. Ao contrário do que possa parecer, Ellen Van de Wolde, que explicou hoje sua tese na Universidade de Radbound, não é uma bióloga a favor teoria da evolução tentando argumentar contra o criacionismo. A professora que refuta as primeiras palavras de Gênesis ensina e pesquisa o Velho Testamento e textos fonte do judaísmo na universidade. Para ela, houve um erro de tradução e interpretação da Bíblia. Após uma análise do texto original hebraico, levando em conta seu contexto, ela afirma que a palavra bara, que é usada na primeira frase do Gênesis, não significaria “criar”, mas sim “separar”, de forma que o Velho Testamento começaria com: “No princípio, Deus separou os Céus da Terra.”

As afirmações são polêmicas, pois, apesar de não ser contra o criacionismo em nenhum momento de sua fala, Ellen van Wolde contraria a tradição judaico-cristã de que Deus teria feito todas as coisas a partir do nada.

Na sua interpretação, o Gênesis não fala sobre o princípio absoluto do tempo, mas sim do início de um determinado ato – o que significa que o início da Bíblia não é o princípio de tudo, mas o de uma narrativa. (...)

(Info Plantão)

Nota: De acordo com o doutor em Teologia Ozeas Caldas Moura, Ellen falha em não contextualizar o uso de bara' na Bíblia. "Deveria ler Gênesis 1:1 à luz de Hebreus 11:3, onde é dito que o Universo foi 'formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem'. Ou seja, a criação foi ex-nihilo, isto é, sem depender de matéria pré-existente." O Dr. Ozeas acrescenta que além de “cortar”, o verbo bara' também significa “criar”, “formar”, “fazer”. "Ela pegou apenas a ideia de 'cortar', 'separar', sem atentar para os outros significados do verbo. E como a banca não deveria entender muito de hebraico nem de teologia, acabou engolindo a 'descoberta' dessa pesquisadora", conclui.

Teoria segundo uma pesquisadora.